segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quebra de promessa

"O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros nacionais 1.0 cai de 7% para zero. A redução vale até 31 de agosto deste ano. Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI, o governo deve deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão, de acordo com Mantega."

Parece que a GM do Brasil não entendeu que não entendeu o recado e, além de reduzir muito menos o preço dos seus carros que outros fabricantes, ela fechou um dos turnos da fabricação do Classic(Corsa Sedã de primeira geração remendado com face-lift) e da Zafira e iniciou um PDV(plano de demissão voluntária).
Segundo a GM, os custos de produção e transporte têm aumentado muito, além da concorrência.
O que a montadora fez com seus trabalhadores é como forçar alguém a se matar para não sujar as mãos diretamente.
Quer dizer: nem baixaram tanto o preço dos carros, nem mantiveram as promessas de segurar os empregados.

NdA: a incapacidade de a indústria nacional fazer algo que preste(com raras exceções) é justificada por muitos fatores. Mas certos comportamentos dela, não.

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