quarta-feira, 6 de junho de 2012

Adeus, esportivos nacionais!


Pois é, senhoras e senhores, em breve, o último esportivo de uma grande montadora nacional sairá de fábrica: sim, falo do Civic Si, que não teve a vendagem esperada e não será atualizado para a nova carroceria aqu, ao contrário do que ocorre no exterior.
Desde os primeiros anos da indústria nacional, chegamos a produzir uma série interessante de carros esporte, ainda que poucos sejam 100% brasileiros:
  • Willys Interlagos/Renault Alpine A108
  • Simca/Chrysler Esplanada GTX
  • Uirapuru
  • Capeta
  • DKW Malzoni
  • Puma GT/GTS
  • Ford Maverick GT
  • Chevrolet Opala SS4 e SS6/Opel Rekord B
  • Chevrolet Chevette GP2/Opel Kadett
  • Dodge Charger R/T
  • Volkswagen SP2
  • Puma GTB
  • Passat Pointer/Audi 80
  • Miura Saga
  • Ford Escort XR3
  • Volkswagen Gol GTI/GT/GTS
  • Chevrolet Kadett GSi
  • Chevrolet Corsa GSi
  • Uno 1.5R/1.6R
  • Uno Turbo
  • Tempra Turbo
  • Marea Turbo
  • Honda Civic Si

Bem ou mal, todos os carros acima trouxeram pra o brasileiro a essência de um carro esporte: acabamento razoável(as versões luxuosas estavam ali pra isso), comportamento dinâmico assustador e excitante, visual agressivo e diferenciado.
Ainda que alguns tenham pego uma fama negativa, como beberrões(Maverick, Opala e Dodge), frágeis(Interlagos), incompreendidos(Marea Turbo) e até mesmo submotorizados(SP2), o que importa é que eles eram o orgulho e a prata da casa. E, neste momento, estamos vendo o último representante da nossa turma indo em bora, sem previsão de retorno: com queda de 25% nas vendas gerais, a Honda começou a sacrificar os seus carros menos rentáveis, começando pelo Si.
Enquanto houver esse hiato na nossa linha de produção de carros esporte de grande escala, vamos ter de nos contentar com os esportivos estrangeiros, com a preparação local dos nossos nacionais insossos de fábrica. Contentarmo-nos com os pseudo-esportivos que nos cobram os olhos da cara por meia dúzia de adesivos e um comportamento comum(leia-se Ka Sport, linha Sporting da FIAT, Corolla XRS e o Cruze Sport).
As opções de esportivos nacionais que nos restam ficam por conta da Charmonix, que fabrica réplicas de Porsches clássicos(356 e 550) modernizados, além da Lobini(com seu H1), o Newtrack Cobra, a Americar e a Amoritz com seu supercarro de projeto próprio e motor V10 de Viper.
Tirando o Amoritz e a Lobini, os demais são réplicas modernizadas de Fords, ACs, Chevys, Jaguares e Porsches. mas garanto que todos eles são infinitamente mais divertidos de dirigir que um Peugeot RCZ, Hyundai Veloster ou Punto T-Jet.

NdA: se as grandes esqueceram de como se faz um esportivo, apelemos para as menores que melhoraram o que já era bom. E rezemos para as grandes porem algo que preste no portfólio esportivo.

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