quinta-feira, 24 de maio de 2012

Palio 2012 - a grande furada da FIAT


É, por mais que possa parecer estranho, a FIAT involuiu o Palio na geração atual.
Além de perder suas características estéticas próprias, parecendo um Punto de bolso agora, o Palio sofreu uma reengenharia de cunho no múnimo, duvidoso.
Quem mexe com informática sabe o que involução e downgrade significam: quandoa Microsoft lançou o Windows Vista em relação ao XP, muita gente simplesmente odiou: era um sistema pesado, consumia memória demais e os ganhos eram largamente insuficientes. O mesmo pode ser dito do Ubuntu atual, que tem sido alvo de crítica por parte de alguns usuários mais tarimbados. O resutado? Muita gente que tinha o Vista, pedia para as lojas colocarem o XP. Se pudesse ser feito isso nas concessionárias FIAT...
Mas por que digo isso? Com que embasamento? No renomado bestcars, foi feita uma avaliação do Palio, que está no seguinte link:
http://bestcars.uol.com.br/testes3/fiat-palio-2012-1.htm
Até aí, tudo bem: é uma evolução estética bem grande, puxada pela queda de vendas causada pela auto-concorrência com o Novo Uno. De vantagens, muitos opcionais e um preço que chega a (exagerados) R$49.631,00. Agora vamos da teoria à prática:
http://bestcars.uol.com.br/mes/fiat-palio-attractive-relato1.htm
O Bestcars fez um mês de andanças com o Palio, levando-o a um mecânico(e fã de Palios de gerações anteriores). As materia completa merece ser lida. Mas vou poupar um pouco de tempo e resumir os pontos principais:
  1. Acabamento interno confuso: intensa profusão de plásticos diferentes por dentro do carro que, em geral são simples demais para um carro nessa faixa de preço;
  2. Desconforto nos bancos: ergonomia zero no sistema de elevação do assento do motorista;
  3. Caixa de câmbio problemática: mudança ruim de 4ª para 5ª marcha e ouve-se o som das engrenagens quando se roda numa área de pouco movimento. Imperdoável dar 50 mil nisso.
  4. Volante torto: não,ele não vem de fábrica assim. Mas como os amortecedores e molas são mais duros e os coxins(peças que suportam a suspensão e absorvem impactos e vibrações) são moles. Resultado: se der um golpe forte no volante, ele ficará meio desviado na direção que se deu o golpe. Considerando que você saiba como consertar esse desvio(o que não deve ser o caso em boa parte das vezes), é desagradável pegar um carro com aquele volante torto, já que não terá uma boa empunhadura em alguns casos;
  5. Suspensão muito dura;
  6. Caixa de fusíveis mal posicionada e sujeita à infiltração de água: isso poderá derrubar o preço das unidades seminovas e dificultar a vida de quem tentar comprá-lo de segunda mão. Até já vejo que muitos Palios chegarão às lojas no mercado de seminovos sem as tampas das caixas e com oxidação em alguns contatos;
  7. Acabamento externo irregular: segundo especialistas, o espaçamento entre portas e a carroceria é totalmente irregular, parecendo que o carro foi batido e mal remendado; e
  8. Escape mal posicionado: ele fica muito próximo do pára-choque traseiro e o calor o derrete. também será uma peça difícil de se encontrar intacta, pelo visto, daqui a alguns anos.
Em suma, procure forma melhor de gastar seus suados 50 mil reais.

NdA: espero que a FIAT conserte tudo isso no modelo 2013, pois o 2012 é uma autêntica roubada.

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