sexta-feira, 9 de março de 2012

Voando alto

Já que o Aeroporto Internacional de Vitória não sai, os serranos passaram na frente e resolveram abrir as portas para o comércio aéreo internacional.
 Vai ser perto da Praia de Jacaraípe e Nova Almeida...Mas não tão perto da praia assim...

Contando com uma pista de mais de 3 quilômetros, o novo aeroporto será uma base de importações/exportações, já que não contará com um terminal de passagerios a priori. Sim, esse aeroporto será um grande terminal de cargas, o que alavancará a economia substancialmente, promovendo um verdadeiro boom para o Espírito Santo. Certamente, isso aumentaria a pressão sobre os Governos Estadual e Federal para deixarem de frescura e retomar a construção do Aeroporto Internacional em Vitória.
Mas se estão pensando que é a Tia Dilma que vai bancar esse empreendimento, enganam-se totalmente: será um conglomerado tri-nacional (EUA, Portugal e Espanha), junto ao governo serrano.
Num segundo momento, ele poderia desafogar o aeroporto Eurico Salles, pois é capaz de receber vôos regionais e, com agumas intervenções mais profundas, vôos internacionais.
 Passageira esperando seu vôo no Aeroporto Eurico Salles

Assim, o Aeroporto de Vitória teria duas opções: se for expandido, vôos para o Brasil poderiam ser divididos com o aeródromo na Serra(ou relegados totalmente para lá, o que é menos provável); se não for expandido, a tendência é que o "Ponto de Avião" fique com os vôos domésticos e regionais, enquanto os estrangeiros vão monopolizar os vôos para fora do país. Do jeito que a gente tem a faca e o queijo na mão e deixa as chances escaparem entre os dedos com uma habilidade incomparável, imagino que o segundo cenário seja mais factível.
A construção estaria pronta em 3 anos a partir do início das obras e está em fase de estudo junto com a Infraero.

O autor acha que o ES tem de mandar o Planalto se danar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário