segunda-feira, 12 de março de 2012

Problema de circulação

1001 tá feliz da vida, porque não vai faltar trabalho pra ele!

Surpresa! A grande Vitória vai passar por mais obras! Que novidade...
Dessa vez, felizmente, não serão serviços do Projeto Águas Limpas, da nossa amada CESAN, e sim, projetos de melhoria do fluxo de veículos.
Os principais gargalos do trânstito na zona norte são alguns cruzamentos, para os quais já há estudos. Publicados em A Tribuna, dei uma olhada e vou repassar para vocês toda a notícia mastigadinha, seu preguiçosos:
  • Aquaviário: o contrato executivo(é um papel que diz como a coisa vai funcionar na prática) sai até o fim do ano. Falta alguma empresa naval apresentar uma embarcação que atenda as nossas necessidades.
  • Metrô de superfície: o carro chefe do Coser na última eleição não vai sair mesmo(macacos me mordam...). A explicação é simples: o metrô de superfície precisaria de várias estações e os ônibus teriam que parar em terminais nas extremidades da cidade, a fim de que os passegeiros saíssem dos mesmos e reembarcassem nos bondes. Na minha opinião, ia dar uma trabalheira do cacete fazer isso. Ainda defendo a idéia de um metrô subterrâneo que ligue, num primeiro momento, o Terminal de Laranjeiras (ao norte) e o Terminal de Itaparica/futura Rodoviária de Vila Velha ao sul. Mas isso será alvo de outro post.
  • Túnel Vix xVV: só em 2013 que o projeto será terminado. As obras, só Deus sabe.
  • Corredor de Ônibus: apesar de várias ilhas já estarem em implementação, ninguém sabe quando vai entrar em operação essa bagaça.
  • Alargamento da Leitão da Silva: a referida via terá uma faixa a mais entre Itararé e Santa Lúcia.
  • Av. Nossa Senhora dos Navegantes x Av. Leitão da Silva: todo mundo sabe o nó que é esse trecho. O projeto que a PMV elaborou é esse:
 
Vai ser construída uma via elevada(em vermelho), pegando as duas faixas mais ao centro da Leitão, que seguem rumo à ponte. Com isso, diminuiria o tempo de semáforo para quem ssegue pela Nossa Senhora, seja indo pra zona norte, Reta da Penha ou Leitão da Silva. Vai ficar em 55 milhões = as desapropriações/indenizações.
  • Av Fernando Ferrari x Av. A. S. Nader:
 
Vou tentar explicar bem devagar pra todos entenderem(mesmo os mais lerdos dos meus 4 leitores): a F.Ferrari ficará intocada. Já para quem vem pela Simão Nader e quiser seguir pela Prof. Duarte Rabelo(e vice-versa), serão montadas alças(em vermelho), passando sobre a Fernado Ferrari. Quem vier pela Rua Adalfredo Wanick poderá também seguir direto para Camburi, usando um mergulhão que pegará a faixa mais à esquerda da referida rua, desembocando na Adalberto Simão Nader. A pracinha de Goiabeiras será reduzida para melhorar o acesso de quem sai daquele bairro e segue pra Fernando Ferrari. O projeto está em andamento...
Empolgados com a idéia, engenheiros deram pitaco de como melhorar o trânsito em outro gargalo:
Av. Nossa Senhora da Penha x Av. Rio Branco:
Seria feito um mergulhão, legando as duas extremidades da Av. Rio Branco. Assim, carros pequenos vindos pela Rio Branco não teriam mais de enfrentar os semáforos na área da Reta da Penha, passando sob ela e gozando de 2 faixas em cada sentido. Caminhões e ônibus cruzariam a Reta normalmente, com auxílio de sinais. Não se sabe se essa idéia(muito legal, pra falar a verdade) será adotada.

O autor vai fazer curso de pedreiro no SENAI...

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