quarta-feira, 14 de março de 2012

A,B,C das carrocerias

Como eu não tinha nada mehor para fazer, enquanto aguardo o UNetbootin fazer um pen drive de inicialização/recuperação para o Ubuntu, resolvi fazer umapostagem sóbre os vários tipos de carros existentes.
Vamos começar pelo módulo1("carrocerias para doomies").
As carrocerias têm nomes derivados de carruagens francesas, de acordo com sua construção, modelo e finalidade. Falar de carroça não é meu intuito. Vamos aos carros.
Antes de chegarmos às denominações de carrocerias por outos critérios, vamos subdividí-las em "volumes".
Cada volume é considerado como sendo a parte que armazena um trecho funcional do veículo. Difícil? de entender? Minha nossa, hein!? Vamos dar mais mastigadinho ainda, então(isso vai parecer um Mobral automotivo agora):
Volume 1: onde fica o motor(chamado de cofre, embora não tenha combinação e nem seja blindado)
Volume 2: onde a gente fica(motorista, passageiro, carona(s), etc...). É conhecido como habitáculo.
Volume 3: é onde a gente enfia a tralha: varade pescar, caixa térmica, material de segurança, cunhado e outras cargas: prazer, meu nome é bagageiro, mas podem me chamar de porta-maas(ainda que a maioria não carregue nenhuma).
Dito isso, vamos então ao primeiro carro da nossa listagem:
3 volumes: é chamado assim, pois a gente consegue distinguir todos os três volumes deles(óoooooooooo........). Exemplo:
Esse é um Ford Del Rey: notem a diferença clara entre os volumes. Principalmente: a traseira parede ser uma extensão da dianteira, mantendo o mesmo nível.
Hoje, é um pouco mais complexo descernir um sedã, principalmente pelas linhas curvadas e suaves que os fazem parecer cupês:
O Sonata(da Hyundai) é exemplo clássico de como as linhas mais fluidas são uma tendência quase irreversível da indústria: a traseira acompanha a dianteira, mas as transições são tão delicadas(ao contrário das do Del Rey, por exemplo), que o coreano parece mais um monovolume.
2 volumes: Podem ser considerados os Hatches, Notches e peruas. Não sabe o que é hatch e notch? Pensa em carros como o Celta, Mille, Veloster, A1, Gol, Palio, Mini, 500... Já as peruas, são carros maiores, como a Palio Weelend, Ford Royale, Fiat Panorama(peguei pesado), Chrysler 300C Touring e por aí vai. A idéia desses veículos é que a carga viaje no mesmo volume onde vão os passageiros: não, as pessoas não vão misturada com as cargas(há uma separação física, mas que não é relevante quando se vê de fora). Exemplo:
Essa Audi A4 Avant mostra claramente o volume do motor(esquerda) e o em que passageiros e carga acomodam-se. Vou apelar agora:
Fiat 147: dois volumes. mais claro que isso, só farol de xenon na nossa cara à noite.
Monovolume: aqui a coisa é uma bagunça só. tudo vai misturado. Quer uma explicação simples e rápida? Imagine um ovo com rodas. Imaginou? Isso é monovolume: um carro que, externamente, não possui diferenças marcantes, que delimitem as zonas funcionais do carro.
Ex.:
Quer exemplo melhor? Acho difícil. Mas aí vão outros:
E tenho dito.
As picapes, apesar de terem 3 volumes distintos, assim como os SUV, são utilitários.

NdA: descomplicar é o que há.

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